29 de julho de 2008

Análise do draft por posições


É só clicar na imagem acima e ver quantos jogadores de cada posição foram escolhidos nas 9 primeiras rodadas do draft. As posições somadas passam de 24, nosso número de times, porque quando um jogador era listado em duas posições o número foi computado para as duas posições.

Interessante ver que apenas LeBron James era SF na primeira rodada do draft, a posição teve seu ápice na nona rodada, com 11 escolhas, recorde de uma mesma posição, igualado apenas pelo boom de escolhas de SG na terceira rodada. A segunda posição ficou com a corrida desesperada atrás de pivôs na segunda rodada, com 9 escolhidos, empatado com os SFs da terceira e quarta rodada.

Apesar de apenas um SF na primeira rodada, foi a posição com mais escolhidos até agora:

PG- 44 jogadores
SG- 53 jogadores
SF- 60 jogadores
PF- 53 jogadores
C- 36 jogadores

Outro dado interessante é a queda dos pivôs depois da busca por eles na segunda rodada, foram 9 na segunda e depois apenas dois nas terceira e quarta rodadas somadas, talvez uma soma de fatores aí. Por um lado a maioria dos times já tinha seu pivô titular, por outro, os que não tinham sabiam que os pivôs que tinham sobrado não eram bons o bastante para merecer uma terceira ou quarta rodada.

Até a oitava rodada a posição com mais escolhidos era a de PF, com 52, mas atingiu um mínimo de apenas 1 na nona rodada, aliás esse único foi Sean May, logo a primeira escolha da nona rodada. Possivelmente um indício forte de que todos os bons PFs já foram escolhidos.

Usando a posição vencedora de cada rodada é possível ver como foi montado um time padrão nesse draft:

1° rodada- PF
2° rodada- C
3° rodada- SG
4° rodada- SF
5° rodada- SF/PF
6° rodada- PF
7° rodada- PF
8° rodada- SG
9°rodada- SF

Na primeira rodada a maioria dos times foi atrás de PFs, não era nenhuma surpresa devido a quantidade de super estrelas nessa posição (Amaré, Garnett, Duncan, Josh Smith, Dirk, Al Jefferson, Boozer), depois disso veio a garantia por um pivô e depois um de uma das posições de armador. Depois veio um domínio das posições de SF e PF e em nenhuma rodada a posição mais escolhida foi a de armador principal.

Nenhum comentário: