8 de dezembro de 2008

Sexta Semana

Com apenas dois jogos a quinta semana foi mais calma na Liga Bola Presa, mas mesmo assim tivemos boas histórias e jogos marcantes.

Começo falando de dois times que foram consumidos pelas contusões. O primeiro é o Oilers, que sem Kaman e Boozer ao mesmo tempo não é páreo para ninguém na Liga. Os dois foram suas escolhas de primeiro e segundo round no draft da liga e acho que nenhum time sobreviveria sem suas duas primeiras escolhas. Boozer pode voltar a qualquer momento, Kaman deve passar mais uma ou duas semanas fora. Serão longos jogos para o Oilers.

O outro time tomado pelas contusões é o JPA KissFlowers. Já teve um susto com o Baron Davis na pré-temporada, depois uma pequena contusão com o mesmo Baron na segunda semana. Agora são as 3 semanas sem T-Mac em quadra e a contusão na mão de Stephen Jackson, e isso sem contar o Mike Dunleavy que nem sequer fez sua estréia na camisa dos Beija-Flores. Como a sua conferência é bem disputada, o JPA ainda está na disputa, está na boca da classificação para os playoffs, empatado em oitavo com o Natal Suncity, mas com a sorte que tem tido o KissFlowers é melhor não deixar a classificação para última hora.

Um exemplo veio na derrota do time para o todo-poderoso PureWater, líder da conferência. Nas seis primeiras categorias, empate em 3 a 3, o desempate veio nos Turnovers, onde o PureWater venceu por 11 a 12. O erro a mais do KissFlowers foi causado por seu próprio jogador, veja nas palavras do próprio técnico Diogo Costa:

"Detalhe: No jogo de ontem o Lowry roubou uma bola do Pachulia, mas essa roubada não serviu de nada e o turnover do Pachulia me fez perder o jogo."

O que se diz nos bastidores é que o JPA é o Clippers da Liga Bola Presa. Um bom elenco, boa escolha de jogadores, mas sempre com derrotas esquisitas e contusões.

Outra situação curiosa na semana aconteceu com o Brasília TwistedTrees. No primeiro jogo a sua forte combinação de perímetro com Iverson, Nash e Jeff Green, somada aos grandalhões arremessadores Tim Thomas e a primeira-dama Andrea Bargnani, adicionaram 11 bolas de 3 pontos, vencendo o duelo contra o Ornitorrincos por 11 a 4. Mas no segundo confronto, contra o Spikes, o mesmo grupo não conseguiu uma bola de 3 sequer! E pior, Andre Miller, Mike Miller e Carmelo Anthony também não deram nenhuma bolinha de longa distância para o Spikes. A salvação veio com o sexto homem do time de San Diego, TJ Ford, que com um mísero arremesso certeiro venceu a categoria por 1 a 0.

Dois times que venceram jogos nessa semana e merecem destaque são o Bauru Without Tomato is Mixed e o Rio de Janeiro DrugDealers.

Os DrugDealers sacanearam essa semana. Em jogo disputado contra o Furnitures, precisavam que o Josh Howard não voltasse de sua contusão para assegurar a vitória, e como bom frequentador da boca dos DrugDealers, Josh Marley não deu as caras e o time do Rio levou a vitória.

Mas a verdade é que o time está em plena ascenção. Começou mal o campeonato, tentou inúmeras escalações diferentes mas desde que resolveu apostar na molecada e colocar Westbrook e OJ Mayo juntos na armação o time deslanchou e já é quarto na conferência Bad Boy.

Sem muito alarde, o time de Bauru apostou bastante no draft e não errou nenhuma vez. Parecia cedo quando eles draftaram o Rajon Rondo, hoje ele está fazendo até triple-double. Parecia que poderia se esperar mais algumas rodadas para escolher o Thaddeus Young, mas hoje ele é titular e um dos melhores jogadores do Sixers, e até o Duncan, que parecia cada vez pior nos números, foi obrigado a se esforçar mais na temporada regular devido às dificuldades por que passa o Spurs. Até no banco de reservas ele acertou, com Varejão melhorando em todas as categorias. Com todas essas apostas, hoje o Bauru é líder de sua divisão, a Randolph.

Mas não é privilégio só do Bauru essa posição. A divisão mais disputada da Liga tem 3 times com recordes idênticos e além do Bauru, SP Crazy e SP HorseRide dividem a liderança, com apenas uma vitória de vantagem sobre o Campos Lighthalzen e duas sobre o Santo André Balboas. Com um time roubando vitórias do outro, a divisão tem 5 de seus 6 participantes indo para os playoffs, mas nenhum deles entre os 3 com melhor campanha na conferência.


Jogos da Rodada
jogos que marcaram a 5° semana

Pará Papão 4 x 3 Vila Real Junkheads
Em desafio do segundo contra o terceiro colocado da conferência Donut, deu Papão. Mas foi por pouco. O jogo foi em alto nível, com todos os jogadores das duas equipes em dia inspirado. Para se ter uma idéia, o placar da categoria 'pontos' ficou em 124 a 113 para o Junkheads que, acho, nunca perdeu nessa categoria até hoje.
Os rebotes também foram destaque, com vitória de 42 (!!) a 31 para o Papão. Destaque também para o número alto de turnovers, só o Wade fez 7, enquanto o Roy fez 6. Jogão entre os dois que tentam desbancar o Floripa Waves do topo da tabela.


Floripa Waves 4 x 3 Pará Papão
Uma das maiores rivalidades da Liga no momento rendeu um grande jogo.
As duas equipes não estavam no auge da forma, mas estavam bem equiparadas e a decisão ficou para a categoria de pontos. O Floripa, com atuação abaixo da média de LeBron James (11 pontos) ficou com apenas 83, 18 a frente do Papão com o time do Pará precisando que Brad Miller e Nate Robinson, somados, tirassem a diferença. Começou mal para o Papão quando Nate Robinson não jogou e ele teve que usar Derek Fisher.
Mesmo assim ele tinha tudo para vencer. Fisher tem média de 10 pontos por jogo, B. Miller de 11. Fisher ficou na média, com 10, mas Brad Miller surpreendentemente zerou, dando a vitória apertada para o Waves.

Um detalhe curioso contado pelo técnico Artur Rauen é que ele mesmo pensou em draftar o Brad Miller na segunda rodada do draft, só não o fez porque o Papão escolheu primeiro, deixando o Waves escolher o Andris Biendris, que hoje é um dos líderes da NBA em rebotes e peça importante do líder da Liga até agora.


Bauru Mixed 4 x 3 Goytacaz Warriors
Na semana passada o Warriors conseguiu sua primeira vitória e essa semana eles vieram inspirados para a conseguir a segunda. E por pouco não levam.
A atuação sensacional contra o Mixed começou na categoria 'turnovers', onde obtiveram um recorde da Liga com apenas 1! Sim, apenas um turnover, de Jason Richardson, somando seus 6 jogadores.
Porém, a síndrome de Clippers saiu de Jacarepaguá, foi até Campos e fez o Warriors perder em pontos por apenas 2 (83 a 81) e em rebotes por apenas 1! Curioso que no jogo seguinte o Warriors perdeu por 5 a 2 e novamente ficou apenas um rebote atrás de seu rival. Que fase!


DeepStep Ballers 4 x 2 Curitiba GreenGlass
Com um empate e uma derrota, o GreenGlass deixou o PureWater disparar na liderança da conferência. Tudo culpa do Ballers, que fez grande atuação para levar a vitória e ganhar boas posições na classificação da conferência.

Com double-doubles de Haslem, Garnett e Greg Oden, o Ballers conseguiu vencer por apenas dois rebotes um dos garrafões mais fortes da liga, que mesmo com bons números de Dwight Howard e Zach Randolph levaram de 43 a 41 na categoria.

Nos roubos foi a vez do time de Curitiba descontar com uma vitória por um, superando a boa atuação de Derrick Rose, com 4 roubos.
O equilibrio se manteve nas bolas de 3, com empate em 8 a 8 e nos turnovers, com o Ballers vencendo por apenas 1. A dupla de garrafão do GreenGlass sozinha fez 9 dos 14 turnovers do time, praticamente entregando o jogo. Seria essa a vitória que faltava para o Ballers se colocar como força da conferência?


Para a semana que vem temos um confronto sensacional: O líder da conferência Donut, o Floripa Waves, pega o líder da conferência Bad Boy, o Cambuquira PureWater. É LeBron James contra Chris Paul na briga de MVP da Liga Bola Presa. Imperdível.







Nenhum comentário: