2 de fevereiro de 2009

Décima Quarta Semana

Está chegando a hora! Das 17 semanas, 13 já se passaram. Faltam mais 4 semanas, 9 jogos para cada equipe e então finalmente começamos os playoffs.

A última semana de trocas não foi tão movimentada como a penúltima, mas teve suas trocas e contratações. Na troca mais importante os rivais Papão e Waves fizeram uma troca de 5 jogadores. O Papão leva Maggette, TJ Ford e Dampier, uma boa troca para o time do norte que tem em TJ Ford uma opção de sexto homem ou até mesmo para substituir o inconstante Nate Robinson. Já Maggette é um bom substituto para Turkoglu, que junto com Shane Battier e uma escolha de draft de 2010 vão pegar sol em Floripa.

O Floripa, aliás, é o grande assunto das rodas de bar que acompanham a Liga Bola Presa. Líder desde a primeira rodada, o Waves está em decadência, foi alcançado pelo Vila Real Junkheads e agora começa a sofrer com contusões.

O seu armador Jameer Nelson pode ficar de fora até o fim da temporada com o ombro machucado, Gerald Wallace sofreu uma falta de Andrew Bynum no jogo contra o TrafficJam e está fora também, e os dois eram peças fundamentais para a equipe. Por outro lado, a equipe é bem profunda e embora mais fraca ainda tem chance de título. Ramon Sessions, novo titular no lugar de Nelson, está jogando bem desde a contusão de Michael Redd, e Turkoglu, titular no lugar de Wallace, está tendo mais arremessos desde a contusão de Jameer Nelson. Sinal de perigo para o Waves, mas ainda nenhum sinal de pânico.

A semana 13 foi uma das mais disputadas até agora. Dos 24 times apenas 5 (HorseRide, Junkheads, Mixed, DrugDealers e KissFlowers) venceram os seus dois jogos. Ao mesmo tempo, apenas outros 6 (Papão, Balboas, Oilers, HorizonHorse, Spikes e Ornitorrincos) sairam com duas derrotas. O resto da liga ficou com uma vitória e um empate ou um empate e uma derrota.

Com essa igualdade, não é estranho ver que as posições se mantém quase as mesmas, a única diferença é que o TrafficJam ultrapassou o decadente Spikes, que finalmente terá Carmelo Anthony de volta.

Outro tema importante para observarmos não só na semana 14 como até o fim do campeonato é o impacto das contusões nas equipes da liga nesse momento decisivo do campeonato. Nas última semana muitas contusões aconteceram e veremos como cada time poderá lidar com elas:

São Paulo TrafficJam: O time já não tem o Arenas desde o começo da temporada, na última semana perdeu Andrew Bynum até o fim da temporada, Andrei Kirilenko por um mês e pra completar o espetáculo de contusões o Billups está fora com um tornozelo torcido. Ao total são 4 titulares da equipe machucados. O TrafficJam pode abandonar as esperanças de roubar uma oitava vaga e começar a observar a NCAA para pensar no draft do ano que vem.

Floripa Waves: Gerald Wallace está de fora por mais duas semanas no mínimo e Jameer Nelson pode ficar fora até o fim da temporada. Como já dissemos, o Waves tem reservas para substitui-los, mas a liderança é cada vez mais ameaçada.

Cambuquira PureWater: A contusão do Chris Paul não parece grave, mas o PureWater depende do CP3 tanto quanto o Hornets. Se a contusão por algum motivo se agrava ou se ele for poupado, o PureWater corre o risco de perder a primeira posição na conferência para o DrugDealers, que ao contrário dos outros times, teve seu eterno contundido Marcus Camby de volta.

São Bernardo Furnitures: Uma das duplas de garrafão mais fortes de toda a liga é, hoje, uma das mais patéticas. Isso porque a dupla Al Jefferson e Andrew Bogut se transformou em Al Jefferson e Robert Swift. O Furnitures não se mexeu quando deveria e agora não tem pivôs reservas, com Bogut fora por 2 meses o time de São Bernardo irá jogar com um jogador a menos até o fim da temporada, coisa que o HorizonHorse sabe muito bem que não dá certo.

Porto Alegre Ornitorrincos: O garrafão do time de PoA sempre foi ruim, o que dava valor para o time era o trio do backcourt, Parker, Redd e Artest, mas a verdade é que no começo da temporada o Parker ficou fora, quando ele voltou foi a vez do Artest não jogar, agora é o Redd que está de fora de toda a temporada. Rumo à escolha número 1, Ornitorrincos!


Jogos da semana
os jogos que marcaram a décima terceira semana


SP Crazy 3 x 4 Catanduva BlackLizzards (jogo 1)
O SP Crazy está em sua luta para ter mando de quadra na primeira rodada dos playoffs, mas foi atrapalhado por um dos times com pior recorde da liga, o BlackLizzards, que melhorou muito desde que mudou de cidade.
Nessa emocionante partida, o BlackLizzards venceu em pontos por 87 a 85 mesmo com Joel Anthony zerando.
Em rebotes o Crazy levou por 35 a 30, mas os Lizzards voltaram a liderar com os fáceis 20 a 11 em assistências, apenas 3 jogadores do Crazy deram assistências, Alston (2), Manu (5) e Wilson Chandler (3). Mas foram nas outras categorias que os detalhes definiram o vencedor.
Com a ajuda essencial dos 3 roubos do Andre Miller, o time de Catanduva chegou a 7 roubos, superando os 6 do Crazy, estragando a ótima atuação de 4 roubos de Manu Ginobili. Nas bolas de 3 o BlackLizzards venceu por pouco também, apenas dois, em 6 a 4, com 3 bolas de três do sexto homem Anthony Parker e mais 3 de T-Mac.

SP HorseRide 4 x 3 Santo André Balboas (jogo 1)
Um jogo que prova que ter um time cheio de super-estrelas não é necessariamente sinônimo de vitórias fáceis. Com Deron, Kobe, Durant, David Lee e Shaq em dias inspirados, o HorseRide foi devastador em pontos, rebotes e assistências. Mas no resto não foi tão bem assim.
Apesar de tantos jogos bons, os jogadores do HorseRide somaram apenas 4 roubos, contra 6 do Balboas, 4 deles só do Kevin Martin; nas bolas de 3, o HorseRide somou apenas 3, contra 4 do Balboas, que venceu também em turnovers. O HorseRide só saiu com a vitória porque o fraco garrafão do Balboas somou apenas 2 tocos e só o Shaq tinha dado 3 para os cavalinhos.

JPA KissFLowers 4 x 3 São Paulo TrafficJam (jogo 1)
O TrafficJam deu uma de HorseRide e detonou com JPA em pontos e rebotes, tudo embalado por ótimas atuações de Bynum, Brook Lopez, Billups e Thornton. Mas com apenas 3 assistências do Billups não dava pra levar em assistências.
O TrafficJam, porém, teve 6 tocos do Bynum e levou fácil a categoria. Com 3 vitórias bastava vencer mais uma categoria para ganhar o jogo. Mas aí é que o KissFlowers mostrou porque melhorou tanto nas últimas rodadas.
Depois de ter vencido em assistências, venceu as categorias de roubos, bolas de 3 e TOs por 1! Todas as 3 categorias!!!
11 a 10 em roubos (4 só do Flip Murray), 5 a 4 em bolas de 3 (todas as 4 do TrafficJam foram do Billups) e 11 a 12 em TOs (o Bynum quase ganhou o jogo com seus pontos, rebotes e tocos mas comprometeu com 4 TOs).

Bauru Mixed 4 x 3 Campos Oilers (jogo 2)
Vitória de time grande. Sabe aquela equipe que joga mal mas ganha só por ser time grande? Foi assim.
Em um jogo sem grandes atuações para ambos os lados, o placar estava 3 para o Mixed (pontos, rebotes, assistências) e 3 para o Oilers (roubos, bolas de 3, TO) e a decisão veio nos tocos. UM a ZERO para o Mixed. Tim Duncan decisivo.

Floripa Waves 2 x 3 SP Crazy (jogo 2)
Depois de precisar de muito esforço para vencer o fraco Lizzards, o Crazy precisou de mais força ainda para vencer o líder Waves.
Como de costume o Waves venceu em pontos, com 30 pontos de diferença, vencendo também em assistências, por 4. Mas perdeu em rebotes por 3 (37 a 34) graças aos 9 inesperados rebotes de Manu Ginobili e em roubos por 2 (agradeça ao Manu de novo!).
Aí começaram os empates, 3 a 3 em tocos, 4 a 4 em bolas de 3. A decisão viria em turnovers, quem cometesse menos levava a vitória. O Waves conseguiu um número ótimo, 9, um número surreal para um time com tantas estrelas. Mas o Crazy foi quase perfeito e cometeu apenas 3 erros (o recorde da liga é 2), foram 2 erros do Alston, 1 do Krstic e a vitória foi para São Paulo.


Os jogos da semana 14:





Nenhum comentário: