23 de fevereiro de 2009

Décima Sétima Semana

Começamos a última semana com 14 dos 16 classificados para os playoffs já definidos.

Na conferência Donut já está quase tudo definido. Os classificados são Junkheads, HorseRide, Waves, Papão, Mixed, Lighthalzen e Crazy. Balboas e Oilers disputam a última vaga.

Para a primeira posição, o Junkheads pode se confirmar ao vencer todos os jogos, mas terá mais dificuldades que o normal por não ter Danny Granger, machucado. Será que John Salmons, agora no Bulls, terá o mesmo desempenho que estava tendo no Kings? Isso pode custar para o time de Portugal a vantagem do empate nos playoffs.

Colados com o Junkheads, apenas uma vitória atrás estão Waves e HorseRide. O Waves com Biendris de volta mas ainda sem o mesmo ritmo, e com o Millsap de volta ao banco do Jazz terá dificuldade para arrancar essa primeira posição, mas o HorseRide em grande fase tem ótimas chances para aproveitar qualquer falha do Junkheads.

Em quarto está o tranquilo Pará Papão, que apenas com algo bem inesperado rouba a terceira posição do Waves ou é ultrapassado por Mixed ou Lighthalzen. Poderá dormir tranquilo e acordar na semana que vem dentro dos playoffs e com vantagem do empate na primeira rodada.

Mixed e Lighthalzen fazem uma batalha pau a pau pra ver quem pega o Papão e quem sobra com um dos favoritos Waves ou HorseRide, os dois times estão empatados com 21 vitórias mas o Mixed tem a vantagem de ter mais empates.

Hoje em oitavo está o Balboas, que só perde a vaga se perder todos os jogos da última semana e se o Oilers vencer todos os que disputar. Como o Oilers pega Racecars e HorizonHorse, há boas chances de vitória, mas vencer do Papão poderá ser demais para o time de Campos, que tem finalmente Carlos Boozer de volta.

Na conferência Bad Boys, o Cambuquira PureWater está mais que garantido na primeira posição. Provavelmente deverá pegar o San Diego Spikes na primeira rodada, já que o Spikes não tem mais chance de pegar a sétima colocação e é bem improvável que perca a vaga para Furnitures, Suncity, Ornitorrincos ou TrafficJam, todos com chance de ir para os playoffs mas que para isso precisariam ao menos vencer dois jogos na semana e torcer para uma combinação de resultados.

No miolo disso é terra de ninguém. Em segundo está o DeepStep Ballers com 20 vitórias, em sétimo o Recife Gold Lions com 17 vitórias, e pelo número de empates o Gold Lions pode vencer os seus três jogos e no desempate acabar na frente do Ballers. Ou seja, entre essas 6 equipes, todas podem acabar em segundo ou sétimo, ficará pelo detalhe.

Os playoffs:

Lembro aqui o formato dos playoffs.

Ele começará na segunda-feira da próxima semana e a partir de então contam 5 jogos consecutivos, a liga não correrá mais dividida em semanas.

Então conta-se os 5 próximos jogos do time em que cada jogador joga, se o time do cara jogar e o jogador não, imediatamente conta-se o jogo anterior do reserva imediato desse jogador. A equipe que conseguir 3 vitórias primeiro na série passa para a próxima rodada.

Por problema de tempo, os jogos dos jogadores da equipe que passou para a próxima rodada já começam a contar mesmo antes de ser definido o próximo adversário.

Em caso de empate, a vitória fica para o time que acabou melhor a temporada regular, é o equivalente a ter mando de quadra.



Jogos de semana
as partidas que marcaram a décima sexta semana

Bauru Mixed 4 x 2 Vila Real Junkheads (jogo 1)
O Junkheads fez por merecer a sua liderança, mas já quase deixou-a escapar na sua primeira semana como líder. Tudo porque o Bauru Mixed continuou a mostrar porque talvez seja o mais desvalorizado dos candidatos ao título.
Comendo pelas beiradas e sem sequências absurdas de vitórias, o Bauru está colecionando vitórias sobre os favoritos e se mantendo lá perto do topo com um elenco sólido e completo.
Sem atuações fora de série, o Mixed somou 101 pontos, um a mais que o Junkheads. O time português teve três jogadores chegando aos 20 pontos enquanto o Mixed apenas 1, a diferença está no conjunto. Em rebotes a vitória apertada foi para Portugal, mais graças aos 24 rebotes que os seus três jogadores de perímetro conseguiram do que ao seu garrafão, que somou apenas 19.
Nas assistências o Mixed é difícil de bater, eles tem Rondo e Blake no time titular e ainda contam agora com os versáteis Mike Miller e Tim Duncan que sempre ajudam. Nos roubos teve empate e nos tocos não teve pra ninguém com os 4 bloqueios do Danny Granger, vitória portuguesa. Nas bolas de 3 a parada foi decidida pelos jogadores de garrafão, Okur meteu duas pelo Mixed e Rasheed respondeu zerando pelo Junkheads, os dois de Okur foram a diferença nos 6 a 4 do Bauru, que também levou a vitória em turnovers apesar dos 7 de Duncan e saiu com a vitória. Olho neles nos playoffs!


Cambuquira PureWater 4 x 3 São Bernardo Furnitures (jogo 1)
Sempre vale a pena recordar de jogos ruins que acabaram bons só porque ficaram disputados. O jogo foi de um nível tão baixo que o único ponto positivo foi o número de turnovers, também baixo.
O Furnitures teve números em quase todos os quesitos que podem se atribuir a um ou dois jogadores juntos, não um time inteiro: 18 rebotes, 13 assistências, 5 roubos, 2 tocos, 5 bolas de 3 e 6 turnovers. Pior que mesmo assim ele venceu em tocos, turnovers e bolas de 3, onde o PureWater teve 1, 7 e 4 respectivamente.
O PureWater venceu fácil em pontos, rebotes e assistências e a disputa então ficaria nos roubos. Acabou 6 a 5 para o PureWater graças ao rei dos roubos Chris Paul, que recuperou 3 bolas.


Curitiba GreenGlass 4 x 3 Rio de Janeiro DrugDealers (jogo 1)
Dois times que brigam pau a pau pela segunda posição na conferência Bad Boys travaram um belo duelo na semana passada. Vejamos por categoria.
Pontos: Por 4 pontos, deu DrugDealers. A vitória em pontos parecia certa para o GreenGlass até que contusões fizeram o Kirk Hinrich ser escalado como sexto homem e então usar os seus 31 pontos (máximo na temporada) para virar a partida.
Rebotes: 10 rebotes para Felton e 19 para Dwight Howard. Só os dois já teriam vencido muito time, mas o GreenGlass precisou de todos os 9 que o resto do time pegou para fazer 38 a 37 e empatar o jogo.
Assistências: Um jogo fraco em assistências e mais uma categoria salva por um reserva. Se o Hinrich salvou o jogo em pontos para o DrugDealers, a entrada de JR Smith no time do GreenGlass garantiu a vitória em assistências, com as 5 do armador somadas às 7 do resto do time o Curitiba fez 12 a 11.
Roubos: Era mesmo o jogo dos reservas. Sem eles em quadra estava 3 a 3 nas categorias. Mas JR Smith entrou com mais 3 e fez 6 a 3 para o GreenGlass, ele só não contava com o jogão do Hinrich que roubou 4 bolas e deu a vitória na categoria para o DrugDealers.
Tocos: Essa foi apelação. O Perkins deu os únicos 3 tocos do DrugDealers, mas só três Perkins juntos poderiam bater os 8 tocos que o Dwight Howard deu sozinho na partida. Fim de papo, vitória em tocos para o GreenGlass.
Bolas de 3: O MVP do jogo, Hinrich aparece de novo. Sem ele o time tinha 3 bolas de 3, o que perderia o jogo para as 4 do GreenGlass. Mas o armador meteu 5 bolas de 3 e garantiu a vitória na categoria.
Turnovers: Com 3 a 3 nas categorias, a decisão foi para os turnovers. E aí não teve a menor graça. Enquanto o GreenGlass cometeu 9 erros (5 do Dwight, 3 do JR Smith e 1 do Outlaw), o DrugDealers igualou o recorde de erros da história da liga com 23! Foram 2 do Westbrook, 5 do Mayo, 4 do Al Harrington, 4 do Murphy, 4 do Perkins e mais 4 do Hinrich. Nenhum time deveria ser autorizado a vencer um jogo depois de errar tanto.


Nos vemos nos playoffs!!!


Nenhum comentário: