26 de janeiro de 2009

Décima Terceira Semana

Começa a 13° semana, a última em que os times ainda podem fazer alguma mudança no elenco!

A 12° semana, a penúltima, já foi cheia de movimentações, com uma grande quantidade de times mandando embora alguns bons jogadores que não conseguiram envolver em trocas para liberar cap e buscar outros jogadores. A dispensa de bons jogadores acabou criando um efeito dominó, em que outros times dispensavam outros bons jogadores para conseguir espaço para os primeiros dispensados.

Isso resultou em uma inflação nos preços dos jogadores. O Raja Bell, por exemplo, acabou custando mais de 11 milhões para os cofres do Curitiba, foi uma aposta arriscada mas inteligente. Com o Bell o time tem mais profundidade e chance de crescer nos playoffs, mas trocar o Bell ou mantê-lo na temporada que vem com esse valor é impossível, então mesmo que ele se encaixe perfeitamente no time acho que o veremos com outro uniforme na temporada que vem.

Alguns times se deram bem nesse troca-troca de jogadores. O líder Waves, por exemplo, dispensou quase ninguém e saiu com as mãos cheias: TJ Ford e Pryzbilla foram boas contratações. O Crazy com Nocioni tem mais segurança caso Shawn Marion não renda muito e o forte HorseRide tem mais uma importante peça de troca na mão, com a aquisição de Nick Collison.

Mas falando dos jogos da semana 12, a surpresa da rodada foram das duas derrotas do ascendente time do DrugDealaers. No jogo 1 perderam uma disputa apertadada com o PureWater e assim perderam a chance de chegar perto da liderança da conferência Bad Boy.

Desanimados com a derrota tiveram uma atuação terrível diante do Gold Lions. Somaram apenas 73 pontos e CINCO assistências. Peja Stojakovic (recém dispensado da equipe e adquirido pelo TwistedTrees) tentou ajudar com 4 bolas de 3 mas não deu, com sólidas vitórias em bolas de 3 (4 de Villanueva, 5 de Ray Allen), roubos (4 do Devin Harris), assistências e pontos, o time de Recife encontrou a vitória.

Na outra conferência o Junkheads teve uma chance de empatar com o Waves, mas perdeu essa chance ao perder para o embalado HorseRide.

O famoso "Pangaré", como diz o rival Waves, está voando e bem na parte da temporada que mais interessa, quando está chegando o final. Deron Williams não tem mais problemas de contusão, Kevin Durant está na melhor fase da carreira, Shaq está com números melhores até dos que o que tinha nos bons anos de Heat e Kobe Bryant está até fazendo triple-double.

Agora a conferência tem Waves com 22 vitórias, Junkheads com 21 e HorseRide com 20.

Outra boa notícia da conferêcia vem de Campos. O Oilers com Richard Jefferson, Chalmers e Ridnour já joga com cinco jogadores em todo jogo, conseguiu uma vitória e até números expressivos, como as 30 assistências no jogo contra o Balboas. Ainda muito a melhorar mas talvez com Boozer e Kaman de volta à boa forma o time possa fazer barulho na liga.

Já o Furnitures, que levou o Mo Williams do Oilers, está nas mãos de jogadores inconsistentes. Com Mo Williams jogando bem e Bogut saudável o time briga por vaga no topo da conferência, com o Mo Williams em dias apagados e Bogut machucado o time terá sorte se aparecer nos playoffs. Mas valeu a pena trocar Richard Jefferson, Quentin Richardson está dando conta do recado. Nessa semana o Furnitures está de volta à zona de classificação dos playoffs mas está ainda no limite, sorte do Spikes estar em uma queda terrível desde a contusão de Carmelo Anthony.


Jogos da Rodada
os jogos que marcaram a décima segunda semana


Catanduva BlackLizzards 7 x 0 Goiânia HorizonHorse (jogo 2)
Foi um jogo marcante. Empolgados com a mudança de cidade, os jogadores do BlackLizzards fizeram um partidaço e começaram não só com uma rara vitória mas também saindo da última colocação da conferência. Com essa vitória, o BlackLizzards empurrou o HorizonHorse para a lanterninha e entrou no seleto grupo das equipes que já fizeram um 7 a 0.

SP Crazy 3 x 2 Goiânia HorizonHorse (jogo 1)
O time de Goiânia quase se safou da lanterna com uma vitória sobre o forte time do Crazy, mas foi só porque os paulistas estão tendo problemas de entrosamento depois da troca de Kobe por Manu e Marion.

Em partida sofrida, houve empate em turnovers e tocos (apenas 3), vitória com números baixos em pontos (74 a 42) e Marion e Ginobili somaram 12 pontos, 3 rebs e 2 assts. Será que a troca valeu a pena? Ginobili pelo menos compensou com uma partida seguinte de 26 pontos, 8 rebotes e 4 bolas de três pontos.


Mixed 4 x 3 Waves (jogo 1)
Está aí uma troca dando certo. Mike Miller não vem tendo uma temporada boa mas ainda ajuda em fantasy. Junto com os pífeos 5 pontos vieram uma bola de 3, 8 rebotes, 6 assistências e 2 tocos. Todos decisivos na apertada vitória do Mixed, que mandou Rip Hamilton para ter o Miller. O Mixed venceu em assistências por 8, tocos por 3, bolas de três por 2 e turnovers por 6.

Derrotas do Waves estão ficando mais comuns, mas geralmente é com alguma atuação fraca da equipe, desse vez todos jogaram muito bem e o time perdeu mesmo assim. Abre o olho, Floripa!


DrugDealers 2 x 3 PureWater (jogo 1)
Disputa acirrada entre os dois líderes da conferência Bad Boy. Em pontos o PureWater venceu por um apertado 103 a 99. Uma pena para o DrugDealers, que teve Mayo, Harrigton e Perkins bem abaixo de sua média.

Essa vitória em pontos foi salvadora pra o PureWater, já que seu grande trunfo, Chris Paul, não conseguiu, como já é tradicional, alcançar sozinho as vitórias em assistências e roubos, as duas categorias acabaram empatadas.

A disputa então ficou nas categorias restantes de rebotes, roubos, tocos e turnovers. Com Harrington, Murphy e Perkins, o DrugDealers tinha ampla vantagem em rebotes, mas com 10 rebotes de Luol Deng, e Scola e Dalembert somando mais 18, o PureWater conseguiu outra impressionante vitória em uma categoria que parecia não ter vantagem.

Com vitórias divididas nas categorias restantes, o PureWater conseguiu ampliar sua vantagem na liderança da conferência para 4 vitórias.




Semana 13 - Jogo 1

Semana 13 - Jogo 2


Nenhum comentário: