12 de março de 2017

Playoffs 16/17 - Finais de Conferência

Se não a maior, uma das maiores rivalidades dessa liga acontecerá de novo na final da conferência Donut. Waves é bicampeão Bola Presa, enquanto o Oilers tem um título da liga na sua sala de troféus. De nove anos de Liga Bola Presa Fantasy, somente em uma vez nenhum desses dois times alcançou o titulo da conferência e em consequência a final da liga. Eles dominam completamente o lado Donut e o único intruso dessa regra foi o Interlagos Racecars que no longínquo ano de 2011 eliminou o Oilers na final de conferência e foi para a final da liga se tornar campeão. Por sinal naquele ano Oilers bateu o Waves para chegar na final da Donut. 
No histórico, considerando somente playoffs, a equipe de Floripa tem mais experiência em pós temporada, jogou quase o dobro de confrontos que o time de Campos. Waves tem 77% de aproveitamento nos confrontos de pós temporada, em 26 series jogadas o time do sul do país passou pelo seu adversário em 20 oportunidades. Já o time do estado da Guanabara até hoje teve 17 confrontos de pós temporada e desses venceu em 12 oportunidades alcançando 71% de aproveitamento. Quando olhamos para o total de jogos nos playoffs a vantagem também fica com o time de Floripa com 65% de vitórias vs 57% de vitórias do time de Campos considerando somente as partidas de offs. 
Porém mesmo com essa vantagem aparente dos Waves quando essas duas equipes se enfrentam a história é completamente diferente, a freguesia é total, 100% de aproveitamento para os Oilers. Em 3 encontros de pós temporada entre eles o time do Rio levou a melhor em todas, eliminando o adversário. Em partidas são 9 vitórias dos Oilers vs 4 triunfos dos Waves. E aí? A freguesia continua em 2017 ou o Waves quebra o tabú que tanto incomoda seu General Manager? 
Mesmo o Waves tendo o melhor ou um dos melhores players da liga e ter elevado seu desempenho pós trade deadline o favorito dessa final de conferência ainda é o time de Campos. Responsável pela melhor campanha da temporada o time perdeu seu armador titular Kyle Lowry, mas ganhou o pivô Bósnio Nurkic, que vem atropelando seus adversários. Outro ponto positivo para o Oilers foi a volta de seus dois SGs no confronto contra o Papão, Oladipo e Hood voltaram a jogar e dão mais profundidade ao elenco estrelado. Waves vai precisar que os amigos do Westbrook ajudem o Mr. Triple Double para rivalizar com seu maior algoz. 
Palpite: Oilers 3 x 2 Waves.

Conferencia Donut

1o Campos Oilers 3 x 2 Floripa Waves 7o



Nos Bad Boys a lógica se confirmou nos playoffs, os dois times de melhor campanha da temporada regular se encontram na esperada final de conferência. Ambos chegam a final levando sua série anterior pelo placar de 3x1, porém em cenários bem diferentes. Ballers perdeu o jogo 1 mesmo jogando com um a mais porém reinou nos 3 jogos seguintes fechando a série. Os Blinds levaram com facilidade os jogos 1 e 2 porém o monstro Davis resolveu ganhar o jogo 3 e botou medo no 4, mas sem sucesso, Traffic precisava de mais companhia para seu astro. 
O Ballers é historicamente o melhor time da conferência em temporadas regulares, de 9 temporadas até hoje o time ficou no top 3 Bad Boys em 7 oportunidades, porém tal domínio não se confirma nos playoffs, o time nunca ganhou a liga e nem a conferência. O aproveitamento da equipe é de 57% tanto em confrontos (foram 14 no total) quanto em partidas na pós temporada, o que é pouco pensando no domínio que tem na fase classificatória. Dizem as más línguas, que nesse fantasy habitam, que o GM sempre monta bons times titulares, mas não se preocupa com o banco e acaba pagando na hora h. Esse ano o Ballers chega com seu time inteiro, sem nenhuma lesão para essa final, vamos ver se quebra o tabu e leva o lado Bad Boys pela primeira vez. 
Já o Color Blinds é uma franquia que mudou de casa dentro desses 9 anos de liga, nos primeiros 3 anos ficou no limbo quando ainda se chamava spikes, não alcançando uma posição melhor que 8o na conferência. Quando o novo GM assumiu fez um rebiuld e desde que chegou aos playoffs não saiu mais, já é a quarta temporada seguida se classificando para os playoffs e se sagrou campeão ano passado batendo, o temido Oilers na grande final da temporada. O time dos daltônicos de Campinas jogaram apenas 10 confrontos de pós temporada até hoje, porém tem a marca expressiva de 80% de vitórias, ganhando 8 desses 10. Em partidas de pós temporada o time alcança 69% de aproveitamento, ganhando 24 de 35 jogos. 
Os dois times nunca se enfrentaram na pós temporada, será o primeiro confronto, e aí, quem leva? O segredo para o Ballers é manter o time saudável e sem ninguém poupado, porque o banco do time não consegue produzir a altura do confronto. Já para os Blinds o desempenho do seu perímetro é fundamental nesse confronto, parte que vem instável com CJ, Wes e Ariza.
Palpite: 2x2!

Conferencia Bad Boys

1o Campinas Color Blinds 2 x 2 Deep Step Ballers 2o


Nenhum comentário: