15 de dezembro de 2020

Preview da Temporada 20/21 By Paulinho - DONUT

 PREVIEW DA CONFERÊNCIA DONUT 2020/21 - COVID SEASON


Mais um preview, mais uma vez que todo mundo vai dar uma olhadinha no que o mala que fez o preview tá falando sobre cada time. Da última vez que fiz, alguém me encheu o saco (acho que foi Vinicius, pra variar) dizendo que não era pra ser daquela forma. Eu vou fazer da minha forma de novo e quem tiver achando ruim vá se fuder.


Começo fazendo um agradecimento a todos por existirem, brincarem, perderem tempo essa liga pra foi muito importante em vários momentos da minha vida e ainda é. Feliz de ver que depois desses não-sei-quantos anos que faço parte da festa pude ter o prazer de conhecer virtual e pessoalmente pessoas maravilhosas, sou grato por cada segundo, briga, votação, risada… enfim.


Sobre minha metodologia na análise que farei, já aviso pra que não levem nada pro coração. Eu vou, pra variar, fazer várias hot takes mornas, análises estatísticas sem números e basear uma grande parte da minha opinião em simples achismo. Esse é um artigo feito por uma pessoa que não lembrava que Moe Harkless tinha ido pro Miami Heat e trocou ele. Não que não tivesse trocado se soubesse.


Ainda sobre a metodologia, agora sem piada, vou fazer uma escalação que eu acredito que será titular, colocar os reservas e comentar heresias. No final, uma previsão do que acredito que será a classificação final, mas já sabendo que Thiago vai fazer trocas e destruir o time, Vinicius vai trocar o time inteiro no meio da temporada e Daniel vai dar um jeito de só perder 2 jogos de novo.


Na última temporada, tivemos algum tipo de recorde batido pelo Oilers, com 36-1-2, o Mamiferos mudando de patamar com a insurgência de Adebayo, Papão e Waves nas suas posições cativas e os quatro últimos times sem surpresa alguma. 


FLORIPA WAVES


O time do dono da liga vem com: 

PG

D. Fox



SG

M. Brogdon

J. Lamb

K. Bazemore

SF

Bg. Bogdanovic

R. Hood

C. Reddish

PF

A. Davis

T. Prince

B. Portis

C

N. Vucevic

K. Looney


6th

D. Jordan

T. Prince

R. Hood


O boêmio voltou. Depois de mais uma conturbada free agency entre os rivais Waves e Horseride, Anthony Davis não se submeteu às malícias de Pirapora e assinou com o time da Ilha da Magia. O Waves tem três jogadores que são donos absolutos de suas franquias em AD, Fox e Vucevic, colocando o time em uma briga na parte de cima da tabela. Apesar do quinteto titular bem forte, falha em ter um sexto homem confiável. Taurean Prince e DeAndre Jordan no Nets talvez não consigam manter números consistentes, apesar de serem bons tampões. Com o banco de qualidade duvidosa, uma lesão pode abalar estruturas, mas, vendo a situação para a próxima temporada, o Waves terá certa facilidade em renovar Fox e Vucevic e talvez sobre um dinheirinho para melhorar o depth. 


PARÁ PAPÃO


O time do dono do Pará vem assim:

PG

D. Graham

E. Mudiay

T. Haliburton

SG

L. Doncic

A. Rivers

K. Guy

SF

K. Leonard

D. Advija


PF

J. Randle

S. Doumbouya


C

J. Nurkic

M. Muscala

N. Reid

6th

E. Payton

S. Doumbouya

D. Advija


Depois de uma temporada em que a lesão de Luka Doncic fez o Papão perder 7 jogos seguidos no final, o time do carimbó vem com três jogadores que são os principais de seus times em Doncic, Leonard e Randle, que devem puxar as médias para cima. Apesar da empolgação, vale ressaltar que Devonte Graham, grande surpresa da última temporada, tem um grande competidor com a chegada de LaMelo Ball ao Hornets, o que pode fazer com que ele tenha uma diminuição nos números. O Papão, mais uma vez, adianta possíveis steals do draft com as escolhas de Haliburton e Advija, tendo o segundo a chance de ser até titular no Westbrook-centered Washington Wizards. Com um sexto homem de causar inveja a franquias do interior paulista em Payton, o Papão ainda tem a chance de utilizar o ala-pivô do abandonado Pistons Sekou Doumbouya, que mostrou pra que veio na última temporada, assim como os novatos. Um time equilibrado, forte, que tem tudo pra mostrar mais do que mostrou na última temporada e brigar em cima. Como sempre, como todos os times, depende da saúde das estrelas.


GOIÂNIA OLD DEVILS


O dono da mais nova aliança de noivado da liga vem com:

PG

R. Westbrook

T. Maledon


SG

F. Korkmaz

A. Edwards

T. Ferguson

SF

B. Ingram

W. Matthews

G. Robinson III

PF

PJ Washington

M. Bridges

J. Johnson

C

R. Holmes

H. Whiteside

W. Hernangomez

6th

C. Sexton

M. Bridges

H. Whiteside

Todo time que passa eu estou começando a ficar preocupado. Primeiro porque meu time às vezes parece no nível de times que deveriam estar piores que eu. Segundo porque eu estou no terceiro time e já vou elencar o 10º jogador como “melhor jogador de um time”. O Old Devils, que obviamente terá como maior história da temporada o casamento de seu GM, tem 2 franchise players em Brandon Ingram e Russell Westbrook. Apesar disso, estamos em uma liga com 24 times e 4 titulares do Old Devils são titulares questionáveis em uma liga de 30 times. Sou grande fã de Miles Bridges, mas ele, que parecia o jogador de maior valor do Hornets na última temporada, já está disponível para trocas na NBA. A grande esperança do Old Devils pra essa temporada é uma surpresa absurda com Anthony Edwards (e eu obviamente estou torcendo pra isso), mas no que eu vi até agora ele vai ser útil, mas não o suficiente pra ser titular em um Wolves com Rubio, Beasley, Okogie e Culver. Essa mescla entre duas estrelas com jogadores em formação torna o Old Devils insosso. De toda forma, espero que minhas críticas não me façam ser desconvidado do casamento.


SP HORSERIDE


O dono da mente de Artur e de um restaurante em Salto de Pirapora vem com:

PG

F. VanVleet

R. Rondo

T. Davis

SG

J. Harden

N. Powell

M. Powell

SF

D. DeRozan

D. Dotson

A. Burks

PF

K. Porzingis

O. Toppin


C

J. Jackson Jr.

N. Noel

A. Baynes

6th

L. Williams

O. Toppin

N. Noel

  • OSS: Klay Thompson


A lesão de Klay Thompson foi um duro golpe no nosso querido SP Horseride, o tavalinho da liga. Imaginem esse time com Thompson como sexto homem, seria imediato candidato ao título. Pra variar, o Horseride faz um trabalho incrível na offseason mesmo ocupando a mente com a recorrente sabotagem com o Waves, mas dá azar nas lesões. Conseguiu um dos melhores, com sobra, contratos da offseason com esse contrato de DeMar DeRozan, que apesar de ser muito ruim em algumas áreas é muito bom em outras. Seguindo aquela linha que eu vinha falando, pode-se dizer que o Horseride tem dois franchise players com Harden e DeRozan. A situação de Harden nessa temporada ainda precisa ser resolvida, pois ele deve, em breve, ser trocado e Deus sabe pra onde. O que se pode ter certeza é que ele vai render muito em qualquer lugar. Apesar de tudo, fazer preview do Horseride é inútil. Nesse exato momento ele deve estar costurando uma troca pra ser anunciada literalmente um segundo depois de isso ser publicado em vias de me fazer de idiota. Não é segredo pra ninguém que Vinicius odeia Jackson Jr. e sabe que Porzingis tira férias depois do All-Star Game. Basta a oportunidade e o Horseride se aproveitará de boas situações de mercado para melhorar o time.


PRUDENTE BENGALS


O dono dos piores contratos da liga vem com:

PG

T. Rozier

P. Pritchard


SG

E. Gordon

L. Shamet


SF

J. Grant

D. Bazley


PF

B. Griffin

J. Layman


C

M. Turner

M. Wagner

A. Smailagic

6th

K. Knox

M. Wagner

J. Layman


Então… fazendo uma análise séria, podemos dizer que apesar dos riscos que estavam ficando claros em cada movimento do Bengals, dá pra justificar muitas das movimentações que fizeram a franquia chegar nessa situação. O que não dá para justificar é o fato de que a franquia continua nessa situação. Rozier é a terceira opção de armador do Hornets (do Hornets… do Hornets…), o finado Blake Griffin continua em sua deprimente saga em terminar o contrato ainda vigente com o Pistons, Myles Turner é o unicórnio que não deu certo e virou o elefante na sala do Pacers. Knox, como todos os jovens que chegaram ao Knicks nos últimos 62 anos, não rende o suficiente para provar que pertence à NBA. É um elenco de jogadores em baixa, com contratos ruins e praticamente sem condição de mudança a curto ou médio prazo. É caso de reiniciar do zero. É a pior franquia da liga. O único ativo útil é Jerami Grant, que tá até um pouco acima do preço que valeria a pena fazer alguma aposta. Enfim, é um ano praticamente sabático pro Bengals.


PALMAS MAMÍFEROS


O dono do… cara, eu não faço ideia

PG

D. Lillard

M. Fultz


SG

W. Barton

D. Windler


SF

P. George

M. Porter


PF

B. Adebayo

L. Nance Jr. 

J. McDaniels

C

R. Gobert



6th

R. Covington

M. Porter

M. Fultz


Atual campeão há um tempo do cacete, o Mamiferos mudou muito pouco nas últimas temporadas e surfou ondas, acertou drafts, deu sorte. No final dessa conta, apesar de ter um elenco curto, tem um elenco incrível, balanceando os caminhões de estatísticas de Lillard e George com os caminhões de outras estatísticas de Adebayo e Gobert. É provavelmente o último ano dessa festa, pois as renovações de Barton e Adebayo estão vindo e eu vou limpar meu cap inteiro para assinar com o pivô do Heat. O Mamiferos ainda pode destravar valor com uma eventual estabilização e melhora dos números de Porter e Fultz, que balançaram nos seus primeiros anos e agora vêm pra temporada mais importante de suas carreiras.


CAMPOS OILERS


O dono da secretaria de educação do município de São João da Barra vem com:

PG

K. Walker

D. Schroeder

J. Teague

SG

R.J. Barrett

S. Milton


SF

V. Oladipo

D. Green

M. Harkless

PF

P. Siakam

J. Winslow

I. Hartenstein

C

N. Jokic

D. Cousins

B. Bol

6th

J. Embiid

D. Schroeder

S. Milton


O fim de uma era. Acaba, nesta temporada, o contrato que mudou regras, ganhou títulos e possibilitou uma dinastia. O contrato que permitiu LeBron James, Kawhi Leonard, Kyle Lowry, Kemba Walker e muitas estrelas terem o prazer de jogar no Oilers. Daniel, graças a esses momentos, se tornou nesta liga o nosso Jerry West, Toto Wolff, Bill Belicheck, Pep Guardiola, enfim, uma referência. Apesar de ser o último ano de Jokic e ainda termos que esperar uma tonelada de tempo para o fim do contrato de Pascal Siakam e acumular literalmente CINCO All Stars no time titular (e eu não contei DeMarcus Cousins), pode-se dizer que Oilers já foi melhor. Apesar do gap para outras franquias ter diminuído, ainda acredito no Oilers forte e vingador brigando em cima.


JOÃO PESSOA FATS


O dono do maior podcast feito na Paraíba vem com:

PG

K. Lowry

K. Nunn

J. Brunson

SG

J. Richardson

B. Brown

I. Quickley

SF

E. Fournier

J. Holiday


PF

D. Gallinari



C

K. Towns

A. Pokusevski


6th

O.J. Anunoby

K. Nunn

J. Holiday


Eu não posso fazer muita coisa. Foda-se. Minha esperança é ter sorte nas lesões. Ando muito empolgado com o Immanuel Quickley e com Poku, apesar de não ter esperança de vê-los me ajudando ainda nessa temporada. A troca do Gallinari e do Nunn me fizeram ter um time mais saudável na relação contratos e idades (porque saí do contrato do Conley), mas não foi algo que resolveu o problema, só atenuou. Towns é um dos melhores jogadores da liga, a ideia é continuar construindo, movendo peças aos poucos para tentar ganhar com ele como peça principal. Minha leitura da troca de Josh Richardson é que ele vai poder desempenhar um papel mais estável, coisa que não conseguia fazer no Sixers. Minha esperança na troca de quando eu trouxe ele sempre foi essa de que ele seria trocado ou as peças do Sixers seriam trocadas e ele caberia melhor lá, agora fico mais tranquilo. Gallinari vai ser o desafogo do Hawks, vem fazendo uma boa pré temporada. Enfim, o Fats não é favorito a nada, mas também não é peixe morto.


LAVRAS BIG BALLS


O dono do melhor Instagram de viagens do paíse concorrente na Categoria Áudio do Ano vem com:

PG

J. Nowell

C. Edwards

L. Bolmaro

SG

D. Booker

R. Langford

C. Stanley

SF

S. Bey

A. Nesmith

J. Nwora

PF

P. Millsap

T. Bay

C.J. Miles

C

O. Spellman

S. Labissiere


6th

T. Satoransky

C. Edwards

S. Labissiere

Fora da NBA


Quem diria que Caíque destruiria tudo que Fabão fez em 2 anos? Naturalmente, o tank do Big Balls coloca a equipe na briga pela última posição da conferência Donut. Não tem muito o que falar sobre o provável desempenho, então vamos a minha análise do que deve ser feito. O Big Balls vai tentar achar, entre essas mil escolhas de segunda rodada que teve, algum jogador que possa compor os próximos elencos. No próximo ano, terá mais de 30 milhões em espaço salarial para brincar. Olho no desempenho de Paul Millsap e Tomas Satoransky, os únicos jogadores que com quase toda certeza do mundo não estarão no elenco do Big Balls e são alvos de troca para times que têm jovens, não precisam e podem adicionar um veterano até no time titular. As viagens, grande contribuição do Big Balls para a liga, infelizmente estão em stand-by por causa da pandemia, mas qualquer dia desses nosso amigo Caíque contará o dia em que dormiu na porta de casa e teve celular e carteira roubados.


RIO CARDINALS


O dono do G.R.E.S. Portela e do Beco do Rato vem com:

PG

R. Rubio

G. Hill

T. Burke

SG

K. Huerter



SF

L. James

K. Anderson


PF

B. Simmons

D. Theis


C

A. Horford

A. Len

F. Kaminsky

6th

Se. Curry

G. Hill

K. Anderson

Há de se dizer que LeBron já teve melhores times, mas o par dele com Ben Simmons ainda pode impulsionar nosso querido Rio CARDinals à glória. A grande preocupação é o fato de que Al Horford pode não jogar todos os jogos, já que o Thunder não briga por nada. A chegada de Bogdan Bogdanovic no Hawks dificulta um pouco a vida de Kevin Huerter e, claro, a questão de Ben Simmons não parece estar 100% resolvida com o Sixers. É, no mínimo, um time que pode sofrer com os movimentos da NBA. Eu não me preocupo com a ida de Rubio pro Wolves, ele deve ter minutos de titular e vai jogar com a bola em muitos momentos ao lado do D’Angelo Russell. Uma parte que gosto muito é Seth Curry. Ele é um dos melhores arremessadores da história da NBA e vai jogar no time do Daryl Morey. É uma questão a se observar. Esse time é, inclusive, um tapa na cara dos PAU NO CU que enchem meu saco com “ainnnn, coloca as médias pra ver”. Como é que dá pra prever média de um time que a metade dos titulares mudou de situação na NBA? Vão catar coquinho. Fica aqui também a marca de que muito em breve estarei de volta à cidade do Rio de Janeiro e espero novamente ser recebido pelos amigos no Beco do Rato, desta vez com Fábio Couto e Diogo Moreira. Voltando ao CARDinals, me dói um pouco dizer que acho que esse time não é melhor que o meu, por exemplo, ou outros que estão brigando nesse meio da Conferência Donut. O time é bom, só me parece que tem mais espaço para ter problemas do que resolver problemas.


SANTO ANDRÉ BALBOAS


O dono do melhor sobrenome de armador da liga vem com: 

PG

La. Ball

D. Wright


SG

J. Culver

D. Vassell

R. O’Neale

SF

M. Bridges

M. Thybulle

O. Okongwu

PF

D. Green

D. Finney-Smith

C. Zeller

C

J. Wiseman

J. Poetl

G. Bitadze

6th

M. Smart

M. Thybulle

D. Finney-Smith


Se eu fosse escolher qual é o time com mais potencial que não tem a menor chance de ir pros playoffs seria o Balboas. Teve 4 escolhas na loteria em Ball, Wiseman, Okongwu e Vassell, sendo as duas primeiras o top 2 do Draft, jogadores que obviamente sofrerão com adaptação como a grande maioria dos novatos nesta temporada especialmente, que teve um mini-training camp e não teve Summer League. Jarrett Culver vem fazendo uma pré-temporada muito boa, é uma grata surpresa o ver corrigindo alguns erros e se tornando cada vez mais importante em Minnesota, Mikal Bridges terminou a temporada voando em Phoenix e vai ter espaço ainda maior com a troca de Kelly Oubre, agora é o Balboas entender a timeline do time e fazer o juízo de valor entre trocar Draymond Green e Marcus Smart ou os manter. 


CAMPOS LIGHTHALZEN


O dono das criança mais fofa da liga e das piores propostas de troca vem com: 


PG

K. Irving

T. Jones


SG

D. Mitchell

A. Wiggins


SF

T. J. Warren

D. Brooks

L. Dort

PF

D. Bertans

M. Morris

J. Parker

C

S. Ibaka

J. Okafor

T. Young

6th

Z. LaVine




Depois de um ano com muito problema de lesão e mesmo assim conseguindo levantar um bom resultado, nosso amigo Thiago vem pra mais uma temporada brigando em cima na Conferência Donut. Com provavelmente o melhor time que já teve e mesmo assim me enchendo o saco diariamente para que eu troque Towns com ele, o GM do Lighthalzen tem na mão ótimas peças de troca para limpar seu cap buscando renovar Kyrie Irving e Donovan Mitchell na próxima temporada e não piorar o time. Minha torcida é para que Thiago não entre em pânico e termine se livrando de dois dos melhores jogadores da NBA por medo de não conseguir renovar seus contratos, como aconteceu agora na troca do Anthony Davis. Ter Wiggins e Brooks no banco dá a esse time um desafogo e vantagem para quando entrar em negociações, e, sim, as negociações serão necessárias. As cartas estão na mão da franquia para direcionar para um futuro brilhante, essa é a hora de dar o pulo do gato. O time atual briga em cima, todo mundo estará disponível, Irving e LaVine fazendo ótimas pré temporadas, Wiggins terá a ala completamente livre para jogar uma temporada inteira ao lado de Curry, Bertans assinou um contrato que não permite que ele perca minutos para não ficar feio para quem deu o contrato. Warren terminou como o melhor jogador de Indiana na última temporada. Tudo está bonito, tudo está perfeito. É proteger os certos, ganhar tempo e fazer o win-now move que dê condição da renovação das estrelas.


Power Ranking da Conferência Donut

  1. Campos Oilers

  2. Palmas Mamiferos

  3. Campos Lighthalzen

  4. SP Horseride

  5. Floripa Waves

  6. Pará Papão

  7. João Pessoa Fats

  8. Rio CARDinals

  9. Goiânia Old Devils

  10. Santo André Balboas

  11. Lavras Big Balls

  12. Prudente Bengals


Na minha concepção, do 3º ao 9º é uma embolação só, vai depender de lesões, sorte e evolução de jogador durante a temporada inteira. Minha visão de hoje, pré temporada e sem muita noção do que vai acontecer, é essa.


Nenhum comentário: